terça-feira, 3 de agosto de 2010

NOVO VÍDEO NA TV QUASE E MTV


O dia dos pais está chegando e a TV Quase preparou um vídeo religioso para celebrar essa relação mágica, que começa com as primeiras pedaladas na bicicleta, passa pela primeira lágrima derramada ao som da banda Restart e termina com um assassinato brutal em um local remoto.

O escroto Abraão original, com sua fé e burrice inabaláveis, nunca teria o desgosto de ver seu filho manchando o lápis de olho na fila do show do Restart, mas também tinha seus desafios de paternidade.

Deus era muito mais participativo e zoão naquela época, de modo que qualquer tentativa nossa de satirizar a Bíblia produziria apenas uma versão pálida da parábola original:

“DEUS PROMETEU DESCENDÊNCIA A ABRAÃO”
“Abraão não tinha filhos.
 Aos 99 anos de idade, o Senhor lhe disse: ‘A tua mulher Sara Eu abençoarei e ela terá um filho ao qual chamarás Isaac.’”

“DEUS EXPERIMENTA ABRAÃO”
“Deus cumpriu a sua promessa. Sara teve um filho na sua velhice e Abraão deu-lhe o nome de Isaac. Sendo este já crescido, Deus experimentou Abraão e disse-lhe: ‘Toma Isaac, teu filho único a quem amas, para me ofereceres em sacrifício na montanha que eu te designar’.

"Abraão levantou-se antes de amanhecer, preparou o jumentinho, cortou a lenha necessária para o sacrifício e pôs-se a caminho com Isaac e dois servos. Ao terceiro dia, avistou de longe a montanha do sacrifício. Disse então aos servos: ‘Esperai aqui com o jumento enquanto eu e meu filho vamos lá em cima adorar o Senhor’. Pôs a lenha sobre os ombros de Isaac e ele mesmo levou o fogo e o cutelo."

"Enquanto subiam, Isaac disse: ‘Meu pai!’. Abraão perguntou: ‘O que queres, meu filho?’. Isaac respondeu: ‘Levamos o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o sacrifício?’. Abraão disse: ‘Deus tratará disso, meu filho’."

"Quando chegaram, Abraão levantou o altar, dispôs nele a lenha, amarrou o filho e o colocou em cima. Em seguida, agarrou no cutelo para imolar a criança.”

“DEUS POUPA A ISAAC”
“Então, do alto do céu, gritou o anjo do Senhor: ‘Abraão! Abraão! Não faças mal ao menino. Agora sei que temes a Deus pois não poupaste teu filho único para me obedeceres.’”

Entretanto, não há registro de como Abraão e seu filho conversaram sobre esse estranho episódio em casa depois.

Mas a TV Quase é isso, aprendizado e reflexão no mês dos pais. As figuras paternas, representadas aqui por Deus (para muitos apenas uma voz na consciência) e Abraão (para muitos apenas um hippie enrolado num lençol), conflitam com o jovem emo num choque de gerações e vestuários. Quem é são, quem é pai e quem é oráculo? Abraão? Deus? Twitter? Seria a eterna busca pelo show da banda Restart na verdade a busca pela ausência de sofrimento, só alcançada no Paraíso, através da morte?

A família Restart não desiste nunca.

Não perca os vídeos da TV Quase estreando na MTV Brasil. É só acompanhar por este estimado blog, pelo portal da MTV e pela programação televisiva do FIZ MTV (quarta-feira, a partir das 20h, reprises aos sábados, às 17h, e domingos, às 16h).